Diversos

Frente fria vira o tempo no começo da semana em algumas áreas; veja a previsão

Confira como ficam as condições em todo o Brasil na segunda e terça-feira, de acordo com os dados da X Weather

Veja como vai fica a previsão do tempo para o início da nova semana, de acordo com as informações da X Weather.

Confira os destaques do tempo para segunda-feira (3):

  • semana começa com tempo seco na maior parte do Sul e áreas de São Paulo e Mato Grosso do Sul;
  • frente fria chega à Bahia e provoca chuva volumosa no litoral;
  • há risco de granizo no Brasil central;
  • volta a chover na fronteira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai à noite;
  • chuva volumosa persiste do Amazonas ao Rio Grande do Norte.

A semana começa com tempo instável e chuva em boa parte do Brasil central e na metade norte do país. Destaque para a chegada da frente fria à Bahia, que muda o tempo e provoca pancadas de chuva, ainda que irregulares. Os maiores volumes devem ser registrados no litoral do estado, inclusive com chuva a qualquer momento do dia.

Em áreas do Goiás, Minas, Tocantins e Mato Grosso, há chance de chuva forte e até eventual queda de granizo, por conta de uma área de baixa pressão em níveis médios da atmosfera. Nesses locais, são esperados volumes em torno de 25 mm de água.

Os maiores acumulados de chuva, no entanto, ainda devem ser registrados na faixa norte do Brasil, desde o Amazonas até o Rio Grande do Norte e Paraíba. Os volumes devem ficar entre 20 e 60 mm, sob efeito das instabilidades tropicais.

No litoral do Maranhão, Piauí e Ceará, há possibilidade para temporais.

No finalzinho do dia há, chances para o retorno de algumas pancadas de chuva na fronteira entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, devido à aproximação de mais uma frente fria.

Mas vale ressaltar que o tempo seco ainda deve predominar na maior parte da região Sul, assim como em partes de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Os destaques da previsão do tempo para terça-feira (4):

  • temporais persistem em Goiás, Minas Gerais e Tocantins;
  • frente fria mantém chuva expressiva e tempo fechado no litoral baiano;
  • nova frente fria provoca temporais na Fronteira Oeste gaúcha;
  • chuva volumosa atinge Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas;
  • áreas do Nordeste também apresentam muita chuva.

O dia tem tempo fechado e chuvoso no litoral da Bahia, ainda sob efeito da frente fria que permanece costeira. No sul do estado, são esperados volumes significativos e não se descarta o risco de algum transtorno. Por outro lado, não chove no centro do território baiano.

Há previsão de chuva volumosa na faixa norte do Nordeste, atingindo Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, com volumes que podem chegar a 70 mm até o fim do dia.

Chuva expressiva também em pontos de Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas.

Já no Brasil central, com a atuação de instabilidades em altos e médios níveis da atmosfera, há potencial para chuva forte e volumosa, especialmente em Minas, Goiás e sul do Tocantins.

Na região Sul, o tempo firme predomina no norte do Rio Grande do Sul, na maior parte de Santa Catarina e na faixa sul do Paraná. Por outro lado, com uma nova frente fria, volta a chover na maior parte do território gaúcho, com potencial para temporais na Fronteira Oeste.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.