Tempo

Previsão do tempo: frio e chuva atingem mais algumas áreas nesta sexta

As temperaturas caem em estados do Sul ao Norte, com exceção do Nordeste. Já uma frente fria causa chuva em áreas do Sudeste

Sul

O frio ganha ainda mais força nesta sexta-feira. Dessa forma, há previsão para geada na região da Campanha gaúcha e nas serras gaúcha e catarinense.

Não há mais previsão de chuva na maior parte da região, somente no litoral norte de Santa Catarina e no litoral do Paraná, onde há expectativa de chuviscos e céu nublado.

As temperaturas caem em todas a região, principalmente em Curitiba, que pode ter a tarde mais fria do ano. Permanência de mar agitado e ventos de moderada a forte intensidade nas áreas litorâneas.

Sudeste

Uma frente fria passa afastada da costa do Sudeste, mas espalha chuva sobre o leste da região. A previsão é de isolada em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Entre a Baixada Santista e Vale do Ribeira, céu nublado com chuva a qualquer hora; na capital paulista, por sua vez, muitas nuvens, intercaladas com breves períodos de sol e pancadas rápidas de chuva.

Porém o destaque, é a nova queda de temperatura que vai ocorrer entre sexta-feira e o fim de semana. Algumas cidades podem registrar as menores temperaturas do ano.

Centro-Oeste

O frio se intensifica pela manhã no Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e centro-sul do Mato Grosso. Pela tarde, as temperaturas continuam mais agradáveis, mas em breve elevação.

Tempo seco característico da época do ano predomina nos três estados e Distrito Federal, devido a uma área de alta pressão atmosférica em médios níveis da atmosfera que inibe a formação de nuvens de chuva. Logo, o tempo fica bastante seco com baixa umidade relativa do ar na região, principalmente em Goiás e no Distrito Federal.

Nordeste

Uma massa de ar seco ganha abrangência na Bahia, e o tempo fica firme em quase todo o estado, exceto no litoral. O tempo também fica mais estável no oeste de Pernambuco e sul do Piauí.

Nas outras áreas, há previsão de pancadas de chuva, que podem ser mais fortes e volumosas entre o Ceará e o Maranhão, devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Norte

A maior mudança na região se dá pela queda das temperaturas no sul do Acre e sul de Rondônia devido à influência de ventos do quadrante sul.

Na maior parte da região, a combinação de calor e umidade favorecem pancadas de chuva, que podem ser fortes e de maior volume no oeste do Amazonas e entre Roraima e norte do Pará.

Já no sul do Piauí, Rondônia e Acre o dia será com predomínio de sol entre poucas nuvens e baixa umidade do ar.