Diversos

Governo oficializa redução na mistura de biodiesel ao óleo diesel

Em comunicado, o governo disse que a redução tem o objetivo de evitar o encarecimento do diesel ao consumidor final

O presidente Jair Bolsonaro aprovou a Resolução nº 4, de 9 de abril de2021, do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que estabelece a redução na mistura de biodiesel ao óleo diesel dos atuais 13% para 10% para o 79º Leilão de Biodiesel. A resolução também foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 13.

Em comunicado, a Secretaria-geral da Presidência da República disse que a medida foi adotada em razão da alta no preço do óleo de soja nos mercados brasileiro e internacional, combinados com a desvalorização cambial da moeda brasileira frente ao dólar. De acordo com o governo, esse cenário tem impulsionado as exportações de soja e também encarecido o valor do biodiesel produzido nacionalmente.

“Essa realidade revela a possibilidade de excessivo incremento do preço do óleo diesel, o que implicaria uma série de efeitos negativos ao transporte de cargas e à economia do país, especialmente se considerados os repasses dos preços ao longo da cadeia de abastecimento. O CNPE entendeu ser adequada a redução do teor de biodiesel na vigência do 79º Leilão de Biodiesel, a fim de evitar o encarecimento do diesel ao consumidor final”, diz o comunicado.