Diversos

Grupo pede que Biden suspenda importação de produtos agrícolas do Brasil

A solicitação é de Acadêmicos e ONGs e é válida para itens que estejam ligados ao desmatamento na Amazônia; professor fala em radicalismo

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebeu um dossiê assinado por mais de 100 acadêmicos e ativistas de organizações não governamentais que pede para governo interromper negociações diplomáticas com o Brasil e suspender a importação de produtos que estejam ligados ao desmatamento na Amazônia.

Entre os produtos citados no documento, estão a madeira, soja e carne. Além disso, os responsáveis pelo dossiê pedem que Biden retire o atual apoio à entrada do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que havia sido prometida pelo ex-presidente americano Donald Trump.

No entanto, de acordo com o professor de economia da Universidade Federal de São Paulo (USP), Celso Grisi, dificilmente Biden vai acatar todas as solicitações do documento. “Eu vejo esse dossiê como radical. Não faz sentido o Biden entrar em um conflito tão grande com o Brasil, pois ele perderia o nosso apoio em questões importantes na OMC [Organização Mundial do Comércio]”, destaca Grisi.

Por outro lado, o professor lembra que mesmo com uma postura de proximidade com o Brasil, o presidente norte-americano pode adotar algumas medidas de restrição de comércio. Para ele, é importante que o Brasil trabalhe sua imagem no exterior, evitando, assim, desinformação sobre a produção brasileira.

“Esse é um trabalho para ser feito pelos embaixadores em parceria com os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente. Temos condições de reunir uma série de iniciativas que comprovam que nossa agricultura caminha para uma produção de baixo carbono. Esse é um debate que deve ser levado para empresas e também para a imprensa estrangeira”, ressalta.