Hortifrúti

Vídeo: granizo atinge pomares e destrói telas de proteção em SC

Mesmo 24 horas depois da chuva e com temperaturas de até 24 ºC ainda havia pedras de gelo acumuladas sobre os equipamentos de proteção

Após uma forte tempestade com direito a queda de granizo, produtores rurais de São Joaquim, na região serrana de Santa Catarina, já começaram a contabilizar os prejuízos.

Ocorrida na tarde do último domingo, 14, a chuva de pedras de gelo foi tão forte que na segunda-feira, mais de 24 horas após a chuva e com temperaturas na casa dos 24 ºC, ainda havia granizo nas telas de proteção de alguns pomares.

Palanques com mais de 20 cm de diâmetro utilizados para sustentar as telas de proteção antigranizo não suportaram o peso do granizo e quebraram. Já os pomares que não possuíam telas sofreram danos severos devido ao choque das pedras de gelo com os frutos.

O produtor de maçãs Volney Francisco Beckhauser Junior conta que, graças às telas de proteção bem reforçadas, foi possível evitar maiores prejuízos com o temporal. Segundo o produtor, essa foi a primeira vez em que ele registrou uma chuva de granizo em grande volume.

A colheita na área começou há uma semana, segundo o produtor, e a expectativa é de 420 toneladas ao fim da safra.

*Vídeos cedidos por Volney Francisco Beckhauser Junior