Hortifrúti

Produção de uva no Rio Grande do Sul cai quase 40% frente a 2018

De acordo com a Secretaria de Agricultura do estado, a redução foi causada pela queda de granizo em outubro do ano passado

uva
Foto: Pixabay

O Rio Grande do Sul colheu 39% menos uvas na safra 2019, mostram dados do Sistema de Cadastro Vinícola (Sisdevin), divulgados pela Secretaria de Agricultura do estado nesta quinta, dia 27. Nesta temporada, a produção chegou a 404,7 mil toneladas, contra 664,2 mil toneladas na anterior.

De acordo com nota da entidade, a redução foi causada, principalmente, pela queda de granizo em outubro do ano passado, que comprometeu parreirais em municípios da Serra Gaúcha, como São Marcos, Nova Pádua, Flores da Cunha e Farroupilha.

Este é o primeiro ano que o Rio Grande do Sul compila os dados de forma oficial. “O Sisdevin é único e permite que o gestor público tenha informações para traçar as políticas públicas necessárias para alavancar o setor produtivo vitivinícola, que tem grande importância para a economia do estado”, destaca o secretário da Agricultura, Covatti Filho.

Através do sistema, foi possível detectar queda de 7,5% na produção de uvas destinadas à industrialização e a redução de 29,1% na produção de vinhos, em comparação à safra de 2018.

Na direção oposta, a produção de sucos integrais, adoçados e reconstituídos cresceu 48%. Já os espumantes saltaram 7,5% (alavancado pelo aumento de 58% de moscatéis) em relação à temporada passada.

Detalhamento

A produção de uvas americanas ou híbridas ficou 9,2% menor, sendo o maior decréscimo nas brancas, que caíram 21,8%. As viníferas tiveram aumento de 7,5%, com destaque para as variedades rosadas (+23%).

Orgânicos

Com o Sisdevin, é possível diferenciar a produção orgânica: 628,4 mil litros de suco de uva orgânico e 42,9 mil litros de vinho orgânico produzidos.

As informações contidas no sistema são autodeclaratórias, sob responsabilidade dos estabelecimentos vinícolas, registrados no Ministério da Agricultura e cadastrados no sistema.