Internacionalização do cooperativismo é destaque na Expodireto Cotrijal

Seminário reuniu diversas entidades do setor em Não-Me-Toque (RS)O auditório central do parque da Expodireto, em Não-Me-Toque (RS), permaneceu lotado nessa quarta, dia 16, no primeiro Seminário Internacional do Cooperativismo. Durante o encontro, houve a apresentação oficial de duas grandes alianças internacionais protagonizadas pelo cooperativismo do Rio Grande do Sul: o acordo entre o grupo holandês Rabobank e o sistema Sicredi, além do convênio firmado entre cooperativas gaúchas com a Confederação Nacional das Cooperativas Alemãs.

As medidas devem possibilitar o fornecimento de serviços atrativos e competitivos para o setor agropecuário brasileiro. Outro destaque divulgado são as novas possibilidades de integração e formação de parcerias, como forma de estimular o desenvolvimento de pequenos e médios produtores rurais.

Segundo o presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), Virgílio Perius, a cooperação não pode medir esforços para buscar eficiência.

? Hoje foi um dia marcante por celebrarmos a globalização do cooperativismo, que não pode ficar restrito às fronteiras nacionais. Precisamos nos unir com outros países para sermos mais fortes, trocando experiências de tecnologia e gestão ? ressalta.