Internacional

Alívio da política 'covid-zero' da China traz otimismo à cadeia de produção agrícola

Fim da imposição de medidas restritivas pode impulsionar o comércio internacional, avalia Miguel Daoud

O comércio da China teve a maior queda em dois anos e meio por causa das restrições impostas pela política de “covid-zero” adotada do governo local. A retração foi muito pior do que os mercados haviam previsto. Dessa forma, os economistas estão estimando um novo período de diminuição das exportações, destacando um forte recuo no comércio mundial.

+ Reunião do Mercosul expõe tensões internas entre representantes do bloco
+ OMC alerta sobre número de restrições globais sobre exportação

Diante disso, Pequim está agindo para aliviar algumas das restrições contra a pandemia. Os embarques para o exterior, contudo, vêm perdendo força desde agosto. Isso porque a inflação crescente, os aumentos generalizados das taxas de juros em muitos países e a crise da Ucrânia empurraram a economia global para a beira da recessão.

O alívio das restrições para conter o avanço da covid na China traz, nesse sentido, certo otimismo ao mercado e à produção agrícola, em específico. A queda na atividade do comércio na China preocupa, por exemplo, os países exportadores e também aqueles que dependem dos produtos chineses para a sua produção industrial.

Miguel Daoud comenta relaxamento da política ‘covid-zero’ da China

Coronavírus, China - política covid-zero
Foto: Peng Ziyang/Xinhua

A situação enfrentada pela China tem, a saber, gerado inflação pelo lado da oferta, que não se combate com a alta de juros. Mas, diante do relaxamento da política “covid-zero”, o comércio exterior deve voltar a ganhar fôlego. Ao menos é o que acredita o comentarista Miguel Daoud, do Canal Rural. De acordo com ele, a retomada chinesa tende a ajudar a oferta de produtos na cadeia de produção industrial e agrícola do Brasil.

“Tirando essas restrições do lockdown, você começa a ter uma regularização da oferta” — Miguel Daoud

“Não só pode ajudar o Brasil, como o mundo todo”, disse Daoud durante a edição desta quarta-feira (7) do telejornal ‘Mercado & Companhia’. “Tirando essas restrições do lockdown, você começa a ter uma regularização da oferta desses produtos que estão provocando inflação mundo afora”, prosseguiu o analista, ao conversar com a jornalista e apresentadora Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.