Internacional

Conflito entre China e EUA tem impactos limitados para o agronegócio brasileiro, afirma embaixador

“Mais importante do que a questão da China e Taiwan é o fato de a economia chinesa, por outras razões, ter diminuído o crescimento”, observa Luiz Augusto de Castro Neves

A relação entre China e Estados Unidos piorou após a visita da Presidente da Câmara dos Representantes norte-americana, Nancy Pelosi, a Taiwan. Isso porque Pequim considera a ilha parte do seu território e não reconhece a independência da região. Para o embaixador e presidente do Conselho Empresarial Brasil-China, Luiz Augusto de Castro Neves, o entrave entre chineses e norte-americanos terá impactos limitados para a economia brasileira — inclusive para o setor do agronegócio.

+ Onda de calor, que já prejudica lavouras, faz China ampliar racionamento

Em entrevista ao Canal Rural, Neves avaliou em que, de forma geral, o avanço das tensões entre Pequim e Washington pode ser positivo — ou não — para o Brasil.

China, EUA, Taiwan e o agronegócio brasileiro

agronegócio
Foto: Weyne Sharp/Governo de RO

Confira, abaixo, os principais pontos da entrevista com o embaixador Luiz Augusto de Castro Neves, que também falou sobre Taiwan, Hong Kong, Rússia e Ucrânia.

Qual a importância de Taiwan no comércio mundial?

Taiwan é uma grande nação, grande exportadora, e o maior parceiro é a China continental, apesar de só a reconhecer como província. As relações são muito importantes, quase um terço [dos negócios da ilha] é feito com a China. O segundo maior parceiro são os Estados Unidos e terceiro é Hong Kong, que é parte da China hoje em dia.

Quais são os principais impactos desta tensão — que envolve China, Taiwan e Estados Unidos — especificamente aqui para o Brasil?

Tem algum impacto, mais limitado porque, na verdade, a elevação na temperatura da relação foi limitada, pois não se tratou de iniciativa do governo norte-americano, mas uma iniciativa pessoal da Nancy Pelosi.

Esse impacto teve seus limites. O comércio entre Estados Unidos e China continua crescendo, com Pequim aproveitando a oportunidade para enfatizar a percepção de que Taiwan é uma província chinesa.

Esses impactos podem atingir o agronegócio brasileiro?

Os impactos são relativamente limitados. o comércio Brasil-China no primeiro semestre diminuiu um pouco em volume, embora em termos de receita permaneceu quase estável por causa dos preços elevados das commodities.

Mais importante do que a questão da China e Taiwan é o fato de a economia chinesa, por outras razões, ter diminuído o crescimento e a demanda por produtos importados. E isso afetou o volume das exportações brasileiras, que continuam em patamares elevados. Mesmo assim, a China continua de longe sendo o mais importante parceiro comercial brasileiro.

Do ponto de vista das relações internacionais, quais são as implicações de um eventual conflito entre China continental e Taiwan? E como a Rússia tem enxergado esse conflito?

A Rússia tem um outro conflito que para ela é mais importante: o da Ucrânia. O fato de a Rússia, de uma forma implícita dar a entender que parte do território ucraniano pertence a ele, de certa maneira suscita a questão de Taiwan.