Internacional

Óleo de soja: exportações disparam e fecham 2022 com crescimento de 52%

Embarques do produto para o exterior superaram 2,5 milhões de toneladas pela primeira vez

Na parte de exportações, o ano passado foi de recordes para dois dos três itens do chamado complexo soja. Em 2022, os embarques do óleo de soja dispararam, crescendo 52% no comparativo com os números consolidados de 2021. Os envios para o exterior do farelo de soja também cresceram.

+ Carne suína: Brasil exporta volume recorde, mas com receita menor

No caso do óleo de soja, pela primeira vez na história, o volume em um ano exportado superou as 2,5 milhões de toneladas em único ano. Os números foram destacados pelo diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, na edição desta semana do boletim ‘AgroExport’.

Outro destaque apontado por Ferreira foi o volume exportado do farelo de soja. Superou 20 milhões de toneladas exportadas, o que representa de aumento de 18% em relação a 2021. “Crescimento bastante expressivo”, enfatizou o apresentador do ‘AgroExport’. Além disso, ele reforçou: o Brasil está consolidando mercados e conquistando novos.

Óleo de soja, farelo e soja em grão

taxa agro
Foto: Embrapa Soja

Para a soja em grão, contudo, 2022 foi de recuo na parte de volume exportado. Isso porque foram embarcadas 79 milhões de toneladas para fora do Brasil — o que representa recuo de 8% no comparativo com o ano anterior. Mesmo assim, a receita cambial em relação ao produto subiu, de US$ 38,6 bilhões para US$ 46,6 bilhões.

Crescimento na soja e no milho

Milho
Foto: Tony Oliveira/CNA

No ‘AgroExport’, Giovani Ferreira também apresentou números referentes aos embarques de milho. Em 2022, o cereal, de acordo com ele, “surpreendeu” positivamente. Ao todo, 43 milhões de toneladas do produto foram enviadas para o exterior ao longo do ano passado. Assim, superou a marca que 2019, que até então detinha o recorde, com 42 milhões de toneladas.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.