Internacional

‘Rússia pode perder investidores para o Brasil após crise com Ucrânia’

O aumento de tensões entre os países do leste europeu aumenta o risco para uma inflação global, segundo professor da USP

A tensão entre Rússia e Ucrânia aumentou nas últimas horas e a chance de conflito aumenta. Para o professor de economia da Universidade de São Paulo (USP), Celso Grisi, a pressão por parte do governo russo é uma preocupação para a economia daquele país.

“A tensão entre os dois países aumenta o risco russo. Assim, os investidores vêm buscar refúgio em economias emergentes, saindo da Rússia e investindo em nações como o Brasil. Assim, o mercado russo perde atratividade”, avalia.

O desencadeamento de uma guerra entre as duas nações europeias seria prejudicial para o agro brasileiro e para a economia mundial, segundo Grisi.

“Se esse conflito se generalizar, as commodities podem subir, e não apenas as agrícolas, mas àquelas ligadas a energia, como o petróleo. Isso pressiona a inflação mundial e gera consequência para o agro brasileiro, como alta nos fretes marítimos, dos insumos importados, além da alta dos custos para além daquilo que já temos”, complementa.