Internacional

Ucrânia e Rússia estão próximos de acordo para retomar exportações de grãos, diz jornal

Delegações de Rússia, Ucrânia e Turquia estão reunidas para conversar sobre um possível acordo para a retomada das exportações 

Atualmente, as negociações para desbloquear os portos da Ucrânia para exportações estão na fase final. O resultado depende apenas da posição da Rússia, disse o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, em entrevista ao El País

“Nós estamos na fase final. Agora tudo depende da Rússia. Se eles realmente quiserem isso, a exportação de grãos será retomada em breve. Se eles o usarem para continuar seus jogos de fome, continuarão insistindo em novas negociações”, disse.

Kuleba enfatizou que a Rússia não está interessada na exportação de grãos da Ucrânia.

“Eu só consigo ver uma razão possível: a Rússia que mostrar aos países da África e da Ásia que está disposta a salvar eles da escassez de alimentos. Entretanto, a Rússia não está interessada na exportação da Ucrânia, pois entendem que isso nos tornará mais fortes”, explicou Kuleba. 

Delegações militares de Rússia, Ucrânia e Turquia estão reunidas com autoridades da ONU em Istambul nesta quarta-feira (13) para conversar sobre um possível acordo para retomada das exportações. 

A invasão russa na Ucrânia, em 24 de fevereiro, elevou os preços globais de grãos, óleos comestíveis, combustíveis e fertilizantes, gerando uma crise alimentar global. 

A guerra atrasou as exportações, deixando dezenas de navios atracados e mais de 20 milhões de toneladas de grãos presas nos silos de Odesa. A nova safra corre risco devido à falta de espaço nos armazéns da Ucrânia.