Diversos

Invasões na Bahia: MST, Suzano e governo federal acertam criação de mesa de negociação

Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar se reuniu em Brasília com representantes do movimento social e da empresa

O ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, se reuniu com representantes da Suzano e do Movimento das Trabalhadoras e dos Trabalhadores Sem Terra (MST), nesta quarta-feira (8), em Brasília. O objetivo foi o de mediar o conflito agrário no extremo sul da Bahia. Como encaminhamento, foi criada uma mesa de negociação composta pelo governo federal, MST e a empresa, com a primeira reunião marcada para a próxima quinta-feira (16).

O diálogo entre Suzano e MST foi interrompido em 2016 e agora será retomado. De acordo com informações da pasta, o governo federal conduzirá o processo para atender as famílias que precisam ser assentadas pelo programa de reforma agrária.

“Nós consideramos que tivemos um avanço no dia de hoje. É um acordo que nós também esperamos que seja exemplo para o futuro do país. A gente inicia aqui um novo processo de resolução de conflitos”, afirmou o ministro.

Em busca de acordo sobre invasões

Até a data da primeira reunião da mesa, segundo o ministro, as partes vão estudar os termos do acordo firmado entre empresa e movimento social.

“Todos nós vamos trabalhar pelo cumprimento do acordo. Todos nós queremos paz no campo, queremos uma relação de diálogo para solução de eventuais conflitos. O respeito ao direito à propriedade será uma tônica desses atores. A Suzano reconhece as obrigações assumidas no acordo e, agora, vai discutir os meios de execução com o governo federal”, disse Teixeira à imprensa, após o encontro.

Participaram da reunião o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias; o secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Paulo Henrique Rodrigues Pereira; o secretário da Casa Civil do Estado da Bahia, Afonso Florence; o presidente do Incra, César Aldrighi; a diretora do Departamento de Mediação e Conciliação de Conflitos Agrários do MDA, Cláudia Dadico; o vice-presidente da Suzano, Luís Bueno; o diretor-executivo Jurídico da Suzano, Walner Júnior; o deputado Federal Valmir Assunção (PT-BA); e João Paulo Rodrigues, Evanildo Costa e Lucinéia Durães, da direção nacional do MST, entre outros.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.