Morre touro Tango, considerado “tesouro genético” leiteiro

Animal está ranqueado como 4° melhor touro para transmissão de leite e 1º em persistência leiteira

Fonte: ABS Pecplan

A bateria Leite Tropical da ABS Pecplan perdeu nesta semana um de seus mais importantes touros da raça gir Leiteiro. O touro Tango FIV JMMA, morreu aos 10 anos e é considerado um dos líderes de venda da empresa.

Para Fernando Rosa, gerente da Pecplan, a genética do touro é valorizada pelo mercado, principalmente, pela sua alta produtividade, já que Tango está ranqueado como 4° melhor touro para transmissão de leite, com PTAL de 943,63 kg/leite e número 1 para persistência de leite no Sumário da Avaliação Nacional de Touros das Raças Zebuínas, desenvolvido pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ)/2016.

“Além de ser utilizado para reprodução em rebanhos gir, Tango também foi largamente usado para produção de girolando, onde foi observado bom temperamento e úberes de excelente qualidade!, disse Fernando Rosa.

O criador José Mário Abdo lembra que Zonara, a primeira filha de Tango, foi campeã mundial. “Um feito inédito e imprevisível, que nenhum outro touro rei do leite conseguiu”, disse ele, que definiu Tango como um “tesouro genético que até a Índia descobriu, demandando duas mil doses de sêmen”.

Material genético do touro foi exportado também para países da América Latina, como Colômbia e Venezuela, e da América Central. Segundo a ABS Pecplanl, ainda há disponibilidade de sêmen do reprodutor.