Diversos

Jovem da zona rural que subia em árvore para estudar ganha internet via satélite

CNA em parceria com empresa de comunicação ofereceram internet gratuita e uma bolsa de estudos para o jovem Arthur Mesquita de 15 anos

O jovem Artur Mesquita, de 15 anos, morador da zona rural de Alenquer, no Pará, enfrentava dificuldades para conseguir estudar. Para acessar a internet, ele precisava subir em uma árvore para conseguir um sinal melhor. A história de Artur ficou conhecida ao ser exibida pela TV em rede nacional em março.

A situação de Artur chegou ao conhecimento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que firmou uma parceira com a Viasat, empresa global de comunicação, que providenciaram a instalação de uma antena de satélite na propriedade da família de Artur, em Alenquer (PA).

Além da instalação da antena de satélite, a mensalidade do serviço residencial da Viasat também será gratuita por um período e, caso Artur queira continuar seus estudos depois do ensino médio, ele terá uma bolsa integral na Faculdade CNA.

A instalação da antena na propriedade dos pais de Artur, pequenos produtores de Alenquer, pegou o jovem estudante de surpresa. Aproveitando o novo sinal, ele falou como se sentiu ao saber que, agora, não precisará mais subir na árvore para estudar.

“Só tenho a agradecer por terem feito isso por mim e também à minha família pelo apoio. Foi uma grande surpresa, eu não estava esperando. Até então, quando eu assistia à aula, a internet caía e perdia mais da metade dos conteúdos. Agora eu tenho a certeza que meus estudos serão completos e melhores”.

“A Confederação, por meio de seu Instituto, já tem uma série de iniciativas e projetos para melhorar a conectividade no campo. E quando assistimos à reportagem e tomamos conhecimento da situação do Artur, passamos a buscar meios para ajudá-lo”, afirmou o coordenador técnico do Instituto CNA, Joaci Medeiros, que também coordena os cursos de EaD da Faculdade CNA.

Conectar o campo é uma das prioridades do Sistema CNA/Senar. Os dados do IBGE mostram que esse é um grande desafio já que 72% das propriedades rurais do país (3,6 milhões) ainda estão off-line, ou seja, sem qualquer conexão com a internet. Em área, equivale a sete países da Europa.

“A falta de conectividade no campo afeta a todos indistintamente, não importa se pequeno, médio ou grande produtor. Afeta os serviços básicos, desde uma simples comunicação até a emissão de uma nota fiscal. Afeta os produtores e seus familiares, que perdem a capacidade de aprender. Para melhorar a conectividade é preciso, cada vez mais, parcerias entre os setores público e privado, além de investimentos em políticas públicas”, afirmou Joaci Medeiros.

Jovem sonha com carreira no campo

Durante a reportagem, Artur, que está no primeiro ano do ensino médio, revelou que queria seguir carreira no meio rural.

Para o garoto alcançar esse objetivo, a Faculdade CNA, instituição de ensino exclusiva do agronegócio, oferece uma bolsa integral na Faculdade CNA caso ele queira continuar os estudos.

Arthur também ficou emocionado ao receber esse presente. “Agora vai mudar tudo, vou conseguir alcançar meu sonho de cursar a faculdade. Por isso eu digo aos jovens que nunca desistam do seu sonho porque é possível conseguir e vencer todos os obstáculos. Eu sou prova disso”