Diversos

La Niña pode atrasar chuva no Sudeste e Centro-Oeste

A meteorologia diz que não será um atraso tão significativo quanto aquele observado no ano passado, mas serão chuvas irregulares

A primavera começa com um corredor de umidade da costa do Sudeste até o Norte do país, onde estão concentrados os maiores acumulados de chuva.

Devido à influência do La Niña, a precipitação entre o Sudeste e Centro-Oeste pode atrasar um pouco, mas a meteorologia diz que não será um atraso tão significativo quanto aquele observado no ano passado, mas serão chuvas irregulares.

A previsão do tempo destaca que nesta primavera as chuvas devem ficar acima da média em áreas do Espírito Santo, Mato Grosso, Matopiba e em algumas localidades no Norte.

Por outro, as precipitações devem ficar abaixo do esperado na região Sul, especialmente no estado gaúcho. Não haverá ausência de chuva, mas ela virá com menor volume.

Para a primavera, os maiores índices são esperados no norte de Mato Grosso, Goiás e Tocantins e áreas do Pará, podendo chegar a 950 mm para a nova estação. Para o Rio Grande do Sul, são estimados apenas 200 mm.

Nesta quinta, 23, uma nova frente fria leva chuvas para o Sul e Norte do Brasil. A meteorologia destaca, ainda, para um contraste térmico, onde a temperatura pode chegar a 3ºC em áreas do Sul, enquanto no Centro-Oeste os termômetros podem passar dos 40°C.