Mãe de secretário assume pasta da Agricultura no Rio Grande do Sul

Silvana Covatti será a primeira mulher a comandar a secretaria; ela destaca projetos para o incentivo ao aumento da área irrigada no estado

A deputada estadual Silvana Covatti assumiu, nesta terça, 30, o posto como titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), tornando-se a primeira mulher a comandar a pasta. Silvana é mãe do então secretário, Covatti Filho, que reassumirá seu mandato de deputado federal em Brasília.

“São secretarias de duas áreas estratégicas do nosso governo e que passam por momentos muito difíceis. A pandemia e também a estiagem impuseram muitas dificuldades aos produtores rurais e, indiretamente, à toda a economia gaúcha, que é baseada no agronegócio”, destacou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Em sua posse, a secretária destacou o momento atual da agricultura gaúcha, com a certificação de estado livre de aftosa sem vacinação e a colheita de uma safra histórica após períodos de estiagem vividos em 2020. “Agradeço ao governador Eduardo Leite pela confiança depositada em mim. É um orgulho suceder o trabalho competente e dedicado que o Covatti Filho tem feito”, comenta Silvana.

O papel da mulher no campo também está nas bandeiras da nova secretária, uma vez que, no Brasil, dos 5 milhões de empreendimentos rurais, um milhão é comandado por mulheres. Atualmente as mulheres administram cerca de 30 milhões de hectares de atividade rural.

Silvana Covatti também destaca a prioridade na irrigação e no incentivo ao aumento da área irrigada no estado, que hoje é de menos de 3% da área de sequeiros (soja, milho, trigo e feijão) e fruticultura. E esclarece: “Vamos dar continuidade ao Programa Pró-Milho para alcançarmos a alta suficiência do grão, fundamental para suinocultura, avicultura e pecuária leiteira”.

A nova secretária também ressaltou a importância da agricultura familiar, assegurando que terá atenção especial em sua gestão. “É responsável por 70% dos alimentos que chegam na mesa das famílias gaúchas. Na secretaria, vamos incentivar a produção na pequena propriedade e buscar melhores condições para as mais de 3.700 agroindústrias do estado”, pontuou.

Perfil da secretária

secretária Silvana Covatti
Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Nascida em Frederico Westphalen, Silvana Covatti chegou pela primeira vez à Assembleia Legislativa gaúcha em 2006. Na sua segunda votação, Silvana foi a deputada mais votada, em 2010. Quatro anos depois foi novamente eleita com expressivo número de votos.

Em 2016, foi a primeira mulher a assumir a presidência da Assembleia em mais de 180 anos de história. Por conta do cargo, assumiu, por cinco dias, o governo do estado na ausência do então governador José Ivo Sartori e do vice José Paulo Cairoli. Nas eleições de 2018, foi novamente eleita deputada estadual.

Silvana também se elegeu presidente do Movimento Mulher Progressista Gaúcha e da Procuradoria da Mulher, na Assembleia. Teve os direitos das mulheres sua principal luta em todos seus mandatos.