Diversos

Maia e Alcolumbre se posicionam contra a taxação da energia solar

Após reunião no Ministério da Minas e Energia, Bolsonaro afirmou que a taxação sobre a energia solar gerada está “cancelada”, mas que será cobrado um frete para a distribuição

energia solar
Bolsonaro postou um vídeo com membros do Movimento Solar Livre agradecendo a posição dele sobre a taxação da energia solar. Foto: Pixabay

O presidente da República, Jair Bolsonaro, voltou a falar sobre a taxação da energia solar. Nesta terça-feira, 7, ele postou um vídeo no Facebook com membros do Movimento Solar Livre agradecendo a posição dele. Bolsonato também disse novamente que a não taxação da energia solar conta com o apoio do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre.

“Lembro que a Aneel é autônoma e o governo, sozinho, nada poderia garantir. É uma vitória dos investidores, consumidores, Executivo e Legislativo”, disse Bolsonaro.

 

Na segunda, 6, Alcolumbre fez uma postagem no Twitter dizendo que é contra a taxação da energia solar. “Setor importante da energia limpa, que está em potencial crescimento. Reafirmo que sou contra à criação de novos impostos aos brasileiros”, comentou.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também se posicionou sobre o assunto. “Concordo 100% com ele (Jair Bolsonaro) e vamos trabalhar juntos no Congresso, se necessário, para isso não acontecer”, disse.

Reunião

Na tarde desta segunda, o presidente participou de uma reunião no Ministério de Minas e Energia. Na saída, ele comentou que a taxação sobre a energia solar gerada está “cancelada”, mas que será cobrado um frete.

De acordo com Bento Albuquerque, ministro de de Minas e Energia, o frete mencionado seria um pagamento pela transmissão da energia gerada para a rede e não um imposto sobre os emissores. O projeto de lei que determinará os pormenores da questão deve tramitar no Congresso em breve.