Diversos

Mapa esclarece que casos investigados pela Fiocruz não estão relacionados a consumo de carne bovina

Os dois pacientes são suspeitos de terem a doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ), portanto não se tratam de casos de mal da vaca louca

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou nota oficial nesta quinta-feira (10) esclarecendo que os dois pacientes com doença degenerativa investigados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, conforme noticiado na imprensa, não têm relação com consumo de carne bovina. Portanto, não se tratam de casos de doença de vaca louca em humanos, mas sim de suspeitas da doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ).

Segundo a nota, a maior incidência da doença ocorre de forma esporádica e tem causa e fonte infecciosas desconhecidas.

O Mapa destaca ainda que, de acordo com informações disponíveis no site do Ministério da Saúde, entre os anos de 2005 e 2014 foram notificados no Brasil 603 casos suspeitos de DCJ.

Desde que a vigilância da DCJ foi instituída no Brasil, não foi notificado no país nenhum caso da forma vDCJ, uma variante da DCJ, associada ao consumo de carne bovina.

A Fiocruz, por meio do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), confirmou por nota a informação de que os pacientes internados estão com suspeita da forma esporádica da DCJ, considerando os aspectos clínicos e radiológicos.

“Essa forma esporádica não tem relação com o consumo de carne. Reiteramos que os pacientes estão internados no Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 do INI e que ambos os casos não têm confirmação diagnóstica”, diz o texto.