Mapa informa captura de um exemplar de mosca-da-carambola em Roraima Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Mapa informa captura de um exemplar de mosca-da-carambola em Roraima

Preocupação do ministério é que a dispersão da praga possa trazer grandes prejuízos econômicos, já que pode causar danos também em outras frutas como goiaba, acerola, tangerina, caju e pitanga

mosca-da-carambola
Foto: Embrapa

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa a captura, no dia 5 de agosto, de um exemplar da praga Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola), na sede do município de Boa Vista (RR).

A preocupação do ministério é que a dispersão do inseto possa trazer grandes prejuízos econômicos. Isso ocorre porque a praga causa danos não apenas na carambola, mas em outras frutas como goiaba, acerola, tangerina, caju e pitanga, entre outras.

De acordo com o Mapa, a mosca-da-carambola é considerada uma praga quarentenária presente, o que significa que tem importância econômica potencial para a área em perigo que não se encontre amplamente distribuída e está sob controle oficial.

A mosca-da-carambola ocorre nos estados do Amapá, Pará e Roraima, onde, até o presente momento, se encontra sob controle oficial e restrita aos municípios de Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Normandia, Uiramutã e Pacaraima.

Apesar das restrições de deslocamento impostas pela pandemia para Covid-19, as ações de prevenção e controle da praga permaneceram sendo executadas e a detecção de apenas um exemplar macho, em armadilha localizada próximo a um local de grande movimentação de veículos e fluxo de pessoas evidencia a eficiência das ações de monitoramento realizadas pela Superintendência Federal de Agricultura do Mapa- SFA/RR e Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (ADERR).

Seguindo o protocolo estipulado pelo programa oficial de controle da praga, medidas adicionais de controle e monitoramento foram imediatamente implementadas e até o presente momento, não houve registro de novas capturas no local e em suas proximidades.

A origem do exemplar detectado ainda se encontra em processo de investigação e eventuais medidas adicionais de controle do trânsito de vegetais hospedeiros da praga poderão ser adotadas posteriormente, caso se evidencie o risco de dispersão para outras unidades da federação.

Sair da versão mobile