Diversos

Mapa publica novos procedimentos de registro de estabelecimentos de produtos de origem animal

Objetivo é simplificar os requisitos documentais e dos procedimentos, incluindo os estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta segunda-feira, 13, uma portaria que aprova os procedimentos de registro, relacionamento, reformas,  ampliações, alterações cadastrais e de cancelamento do registro ou relacionamento de estabelecimentos junto ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), incluídos os estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte de produtos de origem animal.

“A medida tem como objetivos a simplificação e harmonização dos requisitos documentais e dos procedimentos, incluindo os estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte. O intuito é promover a otimização dos processos de registro junto ao Dipoa”, esclarece a diretora do departamento, Ana Lúcia Viana.

queijo
Foto: Ministério da Agricultura

A norma publicada revoga a Instrução Normativa nº 3/2019 para atender o Decreto 10.468/2020, que determina que os estabelecimentos de produtos de origem animal deverão ser registrados de forma mais simplificada, ou seja, conforme a sua classificação, o registro será concedido automaticamente mediante a apresentação de informações e documentação obrigatórias.

Estão contemplados nos procedimentos simplificados para registro e relacionamento automático os estabelecimentos classificados como granja avícola, postos de refrigeração, queijaria, unidade de beneficiamento de produtos de abelha, entreposto de produtos de origem animal e casa atacadista. “A casa atacadista é submetida a relacionamento junto ao Dipoa. Os demais estabelecimentos são submetidos a registro junto ao Departamento”, explica a diretora.

Para os demais estabelecimentos classificados como abatedouro frigorífico, unidade de beneficiamento de carne e produtos cárneos, barco-fábrica, abatedouro frigorífico de pescado, unidade de beneficiamento de pescado e produtos de pescado, estação depuradora de moluscos bivalves, unidade de beneficiamento de ovos e derivados, granja leiteira e unidade de beneficiamento de leite e derivados será necessária análise para aprovação e emissão do laudo de inspeção para concessão do registro.

Veja aqui o passo a passo para o registro de estabelecimento.

Veja aqui o passo a passo para o registro de queijarias.