Diversos

Meteorologia alerta para ganho de intensidade em onda de frio prevista para o fim do mês

Além do frio, uma massa de ar seco que predomina sobre grande parte do Brasil favorece os focos de incêndio

Os modelos numéricos de previsão do tempo estão oscilando muito na indicação da intensidade prevista para a onda de frio do dia 20 de julho. “Ontem indicava menos frio, hoje, a previsão já mostra temperaturas mais baixas, mas a massa de ar polar não será tão forte quanto a da semana passada que prejudicou demais as lavouras do centro-sul do Brasil”, afirma Maria Clara Sassaki, meteorologista da Somar.

Para esta quinta-feira, 8, a massa de ar seco ainda é o grande destaque do dia e da semana, deixando o tempo estável, praticamente sem nebulosidade, com grande amplitude térmica e tardes secas. No Centro-Oeste, valores abaixo de 20% devem ser registrados.

Queimadas

Além disso, o tempo seco favorece o aumento no número de focos de queimadas. Pelos dados do Instituto nacional de Pesquisas Espaciais, pelo satélite de referência (AQUA_M-T), foram 5.915 focos de queimadas em Mato Grosso entre 01 de janeiro e 06 de julho. Sendo 15% menor se comparado com o mesmo período do ano passado em Mato Grosso. Mesmo assim, é o maior registro de queimadas este ano entre os estados do Brasil. O destaque foram os 2185 focos de queimadas de junho de 2021 no estado, o maior em 11 anos, desde 2010 quando teve 2.186 queimadas em Mato Grosso.

Chuva

Quanto a chuva, desde Salvador até Natal, é previsto chuva mais frequente e volumosa, no norte do Piauí e Ceará, chuvas passageiras e no Maranhão, chuva a qualquer momento. Metade norte da região Norte com chuvas intercaladas com períodos de melhoria e sensação de tempo abafado. Chuva mais volumosa na região prevista para o leste do Amapá e Roraima.

A massa de ar seco vai predominar sobre o Centro-Oeste, Sul, Sudeste, sul da região Norte e interior do Nordeste ao longo desta semana, por isso faz sol e não chove na maior parte do país nos próximos dias. Só há possibilidade de mais nuvens e chuva nas áreas litorâneas do Norte e Nordeste e no extremo norte da região Norte. De forma geral, semana marcada por grande amplitude térmica; as tardes serão quentes e secas, com baixa umidade relativa do ar.