Diversos

Meteorologia prevê acumulados de chuva acima dos 100 mm nos próximos dias

Segundo a previsão, a umidade do solo dispara e aumenta mais de 30 pontos percentuais no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo

A chuva não para no Sul e espalha pelo Brasil nesta semana. Estimam-se mais de 100mm sobre o centro, norte e oeste do Paraná, extremo sul de Mato Grosso do Sul e leste e sul do Paraguai entre quarta, 13, e sexta-feira, 15.

Além disso, até esta terça, 12, há previsão de chuva forte sobre o norte de Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia. Assim como no Sul, estimam-se mais de 100mm. A umidade do solo dispara e aumenta mais de 30 pontos percentuais no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Nas áreas de café de Minas Gerais e de São Paulo, a chuva forte reaparecerá na sexta-feira.

Por fim, para esta semana, a previsão do tempo chama a atenção para aumento da umidade do solo em boa parte de Mato Grosso, de Goiás, sul de Tocantins e do Pará e oeste da Bahia. Embora a precipitação não seja tão abrangente como em outras áreas do país, em cinco dias, estimam-se 100mm em alguns municípios de Goiás, Mato Grosso e Pantanal de Mato Grosso do Sul.

Na semana que vem, a “gangorra” da chuva migrará completamente para o centro e Norte do Brasil. A precipitação alcançará todo o Matopiba, Minas Gerais, Espírito Santo, Mogiana, Goiás, nordeste de Mato Grosso do Sul e boa parte de Mato Grosso.

Por outro lado, a Região Sul terá chuva mais fraca e espaçada, alternando com período com sol entre nuvens. No extremo sul do Rio Grande do Sul, região de arroz de Santa Vitória do Palmar, por exemplo, não há previsão de chuva intensa até pelo menos o dia 26 de outubro.