Diversos

MG pode esperar chuva para outubro; neste mês, chuva é prevista no Sul

Nas outras áreas do país, o tempo é firme no Centro, céu carregado na região Norte e uma frente fria no Sudeste, de acordo com a meteorologia

Na região noroeste de Minas Gerais, a chuva agrícola só vai começar nos últimos dez dias do mês de outubro — para setembro, não há previsão de chuva. O acumulado pode chegar a 95 milímetros.

No outro lado de Minas Gerais, na região nordeste do estado, só há previsão de chuva significativa e recorrente no decorrer de outubro. Agora, em setembro, podem ocorrer algumas chuvas, mas somente no mês que vem devem haver volumes de chuva mais expressivos, podendo ultrapassar os 40 milímetros e chegar a mais de 120 mm na segunda quinzena de outubro.

Nas outras áreas do país, o tempo é firme no Centro, céu carregado na região Norte e muito carregado no Sul, por causa da presença de um sistema frontal, que é constituído de uma frente fria e um ciclone extratropical. Esse sistema já provocou verdadeiros temporais no Rio Grande do Sul e tem mais água pra cair.

Amanhã, a chuva aumenta entre Santa Catarina e o Paraná e ainda pode chover no sul do Rio Grande do Sul, inclusive com risco para a queda de granizo. Os maiores acumulados ainda ficam no sul do estado gaúcho, em torno de 50 mm. Entre SC e PR, uma média de 15 a 20 mm nos próximos dias.

A frente fria associada a esse sistema chega ao Sudeste também, provocando chuva entre São Paulo, Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais, com 15 a 30 mm. O corredor de umidade mantém a chuva entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, mas a chuva do Centro-Oeste não se consolida.

Na semana que vem, para de chover na faixa mais central do Brasil e a chuva deve se concentrar na região Sul, com 70 mm entre o RS e SC.