Diversos

Milho: diante da seca, quais técnicas ajudam a manter a produtividade?

Segundo especialista da Mosaic Fertilizantes, o produtor deve ter cuidado especial com o solo, que armazena água para as plantas

As lavouras de milho sentem os reflexos da falta de chuva e da incidência da cigarrinha. Com isso, o produtor deve investir nas boas práticas para bom desenvolvimento do solo e melhora da lavoura nos próximos ciclos.

Para Flávio Bonini, gerente técnico de produto da Mosaic Fertilizantes, o cuidado com o solo é importante, pois armazena água para as plantas. “Investir em técnicas para aprofundar a raiz e explorar melhor o solo. É possível fazer isso com o uso do plantio direto, ou atuar de forma química fazendo a nutrição de plantas. São técnicas importantes para conseguir o melhor potencial produtivo das lavouras”, destaca.

Em um ano onde as lavouras de milho safrinha vem sofrendo com a seca, Bonini diz que é fundamental pensar em ações melhorem a forma como as plantas aproveitam a água. Ele ressalta que o estresse térmico do solo pode prejudicar a hidratação da planta, impactando na produtividade.

Outra dica para o produtor que o gerente da Mosaic menciona é o uso de potássio, um dos principais nutrientes que regulam o nível de água da planta. “Como a planta bem nutrida ela vai conseguir trabalhar melhor a água que está absorvendo. Outra vantagem do potássio é reduzir o impacto de radicais livres no momento de estresse hídrico das lavouras”, pontua.