Diversos

Milho: estoque da Conab em SC corresponde a 3,3% do consumo de um único dia

Enquanto o consumo no estado chega a 19 mil toneladas por dia, o volume disponível nos estoques da Conab é de 624 toneladas

Foto: Pixabay

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, solicitou ao ministro da Agricultura em exercício, Marcos Montes Cordeiro, o reabastecimento dos estoques de milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que atendem as cadeias produtivas de carne e de leite no estado. O pedido foi feito durante reunião realizada nesta sexta-feira, em Brasília.

No último Relatório de Disponibilização de Estoques, do período de 16 a 30 de novembro de 2020, a Conab tinha 624,4 toneladas de milho estocadas em Santa Catarina. O consumo do estado gira em torno de 19 mil toneladas por dia – 30 vezes mais do que o disponível para compra. Ou seja, o estoque corresponde a apenas 3,3% do consumo de um único dia.

“Os estoques da Conab em Santa Catarina estão muito aquém do mínimo necessário para que possamos dar uma segurança aos nossos produtores. Solicitamos ao Ministério da Agricultura uma revisão e a possibilidade de aquisição e reabastecimento do nosso estado. E tivemos um compromisso do ministro em exercício de que, hoje ainda, irá conversar com o grupo de trabalho da Conab para viabilizar esse investimento”, disse Moisés.

Santa Catarina utiliza aproximadamente sete milhões de toneladas de milho por ano para alimentação animal, sendo que mais de quatro milhões de toneladas são importadas de outros estados e países. Segundo o secretário Agricultura do estado, Altair Silva, a intenção do governo estadual é ampliar a oferta do grão em estoques públicos para atender os pequenos produtores e também regular os preços praticados no mercado – que tiveram uma alta significativa no ano passado.