Diversos

Milho: foco do produtor deve ser na próxima safra, diz representante da CNA

Segundo o presidente da comissão de grãos da entidade, nem mesmo a volta das chuvas vai conseguir resolver o problema na quebra de safra

Com as perdas para o milho segunda safra já consolidadas, o foco do produtor agora deve ser em pensar alternativas para aumentar a produção na próxima safra. A avaliação é feita por Ricardo Arioli, presidente da comissão de grãos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

“Para esta safra, nem mesmo a volta das chuvas resolveriam o problema de queda na produção devido ao atraso no plantio. O que nós temos que concentrar é na próxima safra, pois a demanda pelo milho brasileiro vai continuar aquecida e temos que incentivar ainda mais os produtores a plantarem”, diz Arioli.

De acordo com o representante da CNA, a entidade tem discutido com o ministério da Agricultura políticas agrícolas que podem sem implementadas para oferecer safras cada vez maiores. Entre as ações está o seguro para o milho plantado fora da janela ideal.

“Sabemos que é difícil mexer em contratos já assinados, para que o programa de seguro agrícola não perca sua credibilidade. Mas a ideia é avançar para quando tivermos atrasos no plantio, o produz possa se proteger, mesmo com valor maior do seguro, pois atualmente os produtores têm corrido o risco do plantio fora de época sem o apoio governamental”, completa Arioli.