Diversos

Milho: produtor não deve fazer o plantio da safrinha nesse momento, recomenda Aprosoja-MG

Com o fechamento da janela ideal e má distribuição das chuvas, o presidente da entidade diz que plantar é um risco

A colheita de soja em Minas Gerais chegou a 82% ante 80% registrado no ciclo anterior. Apesar disso, há a preocupação entre os produtores que vão plantar milho, já que a janela está diminuindo e a previsão climática é de menos chuva na região. O presidente da Aprosoja de Minas Gerais, Fábio Meirelles Filho, recomenda que o produtor não se arrisque.

“A partir do fechamento da janela, não estamos mais plantando no estado e o ideal é que o produtor não arrisque fazer o plantio nesse período. Tivemos uma diminuição da chuva bastante acentuada. Temos dados que apontam para 100 mm a menos, por isso é um risco grande”, afirma.

Segundo o presidente da Aprosoja mineira, em municípios como Capinópolis e Uberlândia, a distribuição irregular das chuvas prejudicou as lavouras com milho pendoando.

Ainda de acordo com Filho, a má distribuição das chuvas deve ocasionar em perda de produtividade. “Nós temos um levantamento onde a produtividade se baseia nos milímetros de chuva que foram observados em março. Com os números que coletamos observamos que teremos um índice de produção e produtividade muito menor”, afirma