Diversos

Ministro do Meio Ambiente confirma participação no Fórum Planeta Campo

Mais alta autoridade brasileira na COP26, Joaquim Leite relatará participação do país ao vivo no Canal Rural

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, será um dos participantes da abertura do Fórum Planeta Campo, às 8h da manhã, no dia 30 de novembro, com transmissão ao vivo pelas plataformas do Canal Rural.

O chefe da pasta compartilhará detalhes da participação brasileira na COP26, realizada neste mês em Glasgow, na Escócia, e sua leitura sobre os compromissos internacionais assumidos pelo país no evento.

Brasil-COP26-Joaquim-Leite
Foto: MMA/divulgação

O Brasil teve a oportunidade de apresentar uma imagem mais fiel sobre como a sustentabilidade é conduzida no país, bem como avançou em acordos como o da redução pela metade das emissões de gás metano e desmatamento ilegal zero até 2030.

O ministro avaliou que o encontro de cúpula global sobre o clima foi uma “vitrine” para as políticas ambientais do Brasil, inclusive aquelas relacionadas ao agro, e também prometeu políticas mais contundentes contra o desmatamento ilegal.

Painéis

Além da abertura do evento com outra autoridades e lideranças do segmento, o Fórum Planeta Campo contará com quatro painéis para abordar os desdobramentos da COP 26 e diferentes aspectos da sustentabilidade na agropecuária.

O painel 1 tem como tema, justamente, COP26: os compromissos do agro para detalhar os acordos firmados pelo país relativos ao setor com a participação da linha de frente da delegação brasileira no evento.

No painel 2, Pecuária sustentável na prática, será possível verificar como a pecuária brasileira atua em direção a uma atividade mais rentável e sustentável. Entre as práticas adotadas, estão o consórcio entre culturas e suas variações, manejo de pastagem, redução de ciclos produtivos e mitigação das emissões de metano.

Já o painel 3, Baixo carbono: o protagonismo da agricultura, mostrará as iniciativas que fazem do Brasil um campeão da sustentabilidade para ajudar o país a cumprir os compromissos ambientais assumidos. O painel dará foco às iniciativas em soja, algodão e café, além das tecnologias do Plano ABC+.

Por fim, o painel 4, Transformação social por meio da sustentabilidade, aponta que fatores econômicos e ambientais caminham lado a lado do elemento social para elevar a qualidade de vida das pessoas por meio de projetos inspiradores que potencializam resultados, sinergias e entregas para o bem comum.