Diversos

Ministros defendem maior inserção do etanol no mercado de carbono

Ministro do Meio Ambiente vai reivindicar na COP26 que os créditos de carbono tenham um valor global

O ministro do Meio Ambiente Joaquim pereira leite disse nesta quinta, 21, em webinar, que o Brasil vai reivindicar na Conferência do Clima em Glasgow, na Escócia, que os créditos de carbono tenham um valor global, já que no Brasil os valores são muito inferiores comparados aos países mais ricos e mais poluentes.

“O Brasil é responsável por menos de 1% das emissões históricas e atualmente 2,5%, do grande mercado está lá fora. O Brasil vai negociar para colocar o maior número de produtos e o etanol vai estar dentro desse mercado global de carbono. É um desafio que nós temos, de trazer recursos para o Brasil mostrando que o etanol é uma atividade que você vai acelerar o seu veículo, vai carregar sua bateria e absorver gás carbônico da atmosfera”, disse o ministro.

Também presente no evento online, a ministra da Agricultura Tereza Cristina ressaltou o papel do etanol

“Além do etanol tão importante como biocombustível, nós também temos um subproduto que é o DDG de milho que alimenta os nossos animais, a nossa cadeia de proteína. Então nós não podemos deixar de aproveitar essas oportunidades que se abrem para nós diante no nosso pioneirismo na produção de biocombustíveis”, destacou.