Diversos

Biodiesel: governo coloca setor em risco ao manter redução na mistura, diz Daoud

Para o comentarista do Canal Rura, a decisão afeta todo o planejamento feito por indústrias que participam do leilão de biodiesel

Apesar do apelo feito pelo setor produtivo, o governo federal comunicou que vai manter a redução na mistura mínima de biodiesel ao diesel, que passará de 13% para 10%. Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, a decisão afeta todo o planejamento feito por indústrias que participam do leilão de biodiesel.

“Para participar dessas ofertas, as empresas precisam se preparar. O governo não pode alterar o percentual na mistura a cada momento, pois é uma decisão que coloca em risco o setor. Tem que dar previsibilidade ao setor que investiu bilhões nesta área, pois existem contratos a serem cumpridos”, diz o comentarista.

Ainda na avaliação de Miguel Daoud, uma forma de reverter a decisão que reduziu o percentual na mistura seria levar o assunto à Justiça. “Até caberia uma decisão judicial diante dessa instabilidade, para que seja atendido o que está na lei. Essas incertezas colocam em risco o modelo econômico do país, e quem investe não pode correr risco”, complementa.