Diversos

Muito frio e pouca chuva: veja a previsão do tempo para esta quinta

De acordo com a previsão do tempo, as chuvas seguem concentradas no Sul e mais ao extremo Norte do país; temperatura baixa não provoca geada

Previsão do tempo para quinta-feira, 16

Sul

Segundo a previsão do tempo, a umidade que vem do mar mantém a nebulosidade expressiva no Sul do país. Em quase todas as áreas, o dia será bem nublado e o sol mal aparece. Na faixa leste catarinense e paranaense, o dia permanece nublado com condição para chuva a qualquer hora do dia, que pode ter intensidade fraca à moderada. Na capital Curitiba, a chuva ocorre na forma de garoa. Somente na fronteira oeste e campanha gaúcha, a nebulosidade diminui à tarde e o sol aparece,  entre poucas nuvens. O frio predomina em todas as áreas o dia inteiro, porém, pela manhã a intensidade será menor e não há risco para geada, nem mesmo na Campanha.

Sudeste

Os ventos úmidos que sopram do oceano contra a costa do Sudeste, além de instabilidades em altitude, deixam o  tempo bastante fechado no oeste e faixa leste paulista, Rio de Janeiro, parte do sul de Minas, Zona da Mata mineira, leste mineiro e Espírito Santo. No litoral sul paulista e Baixada Santista, o tempo fica bem chuvoso o dia todo, com volumes que podem passar dos 60 mm. Pode chover a qualquer hora do dia também no litoral norte paulista e litoral fluminense, mas a chuva intercala com períodos de céu nublado. Na Capital paulista, pode chuviscar pela manhã enquanto à tarde e noite o tempo fica mais nublado. Em todas as demais áreas do Sudeste, o sol continua predominando entre poucas nuvens. Quanto às temperaturas, o frio segue predominando na faixa leste paulista,  litoral fluminense, sul de Minas e Espírito Santo, enquanto nas demais áreas faz calor à tarde.

Centro-Oeste

Em Mato Grosso do Sul, o tempo segue fechado devido à presença de instabilidades no interior do continente, que  continuam mantendo a condição para chuva fraca ao longo do dia no oeste e sul do estado, além de temperaturas  amenas. No leste, região central e noroeste do Mato Grosso do Sul, o tempo fica mais nublado. Volta a chover também no noroeste do Mato Grosso, devido a instabilidades tropicais. Nas demais áreas do Centro-Oeste, nada de chuva e o calor segue.

Nordeste

Volta a chover no litoral sul da Bahia de forma passageira, devido a umidade que vem do mar. A chuva acontece desde o leste de Alagoas até a metade leste da Paraíba, devido aos ventos úmidos que sopram do oceano, porém esta chuva é rápida e isolada. Já na faixa norte do Nordeste, as pancadas têm uma intensidade um pouco maior, principalmente no norte do Maranhão, onde podem vir com intensidade moderada à forte, além de vir  acompanhadas de raios. Além do leste de Alagoas e de Pernambuco, com a chuva mais persistente e com acumulados ainda elevados. Isso poderá ocorrer também em pontos do leste da Paraíba, neste caso entre quinta e sexta, tudo por conta da umidade que vem do mar, e de um cavado em superfície.

Norte

A chuva avança pelo Acre e sul de Rondônia. No noroeste do Amazonas e em Roraima, a chuva ganha peso e  volumosa, além do dia permanecer bastante fechado o dia inteiro. O tempo fica firme apenas no Tocantins e no sul e sudeste do Pará.