Nacional

Cachorro raro ameaçado de extinção é filmado em floresta de MS

A espécie pode ser extinta em até 100 anos devido à redução das populações nesse bioma ocasionada por doenças

Imagens raras de um adulto e dois filhotes de cachorro-vinagre foram capturadas em florestas plantadas de eucalipto, na cidade de Inocência (MS).

O flagrante feito por Rodrigo Fernando de Souza Rosa dos animais, veio de um telefone celular. “Na hora em que cheguei, havia o casal e mais três filhotes. Os pais estavam mais afastados, observando os filhotes; depois, voltaram para perto e foram juntos embora”, relata Rodrigo. “Perguntei para os amigos e ninguém conhecia aquele animal.” O fato é que a atitude de filmar os animais gerou imagens muito difíceis de se conseguir.

Espécie ameaçada

O cachorro-vinagre é uma espécie considerada “quase ameaçada” pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). Porém, no Brasil, considera-se a espécie como “vulnerável” pela lista nacional oficial de espécies da fauna ameaçadas de extinção do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

“Se olharmos para o Cerrado, o cachorro é ainda mais ameaçado, podendo ser extinto em até 100 anos devido à redução das populações nesse bioma, ocasionada por doenças transmitidas por cães domésticos e a caça”, explica o ecólogo Elson Fernandes de Lima, mastozoólogo e gerente de projetos da Casa da Floresta, empresa especializada em monitoramentos de fauna e flora.

A Eldorado Brasil Celulose, que tem mais de 250 mil hectares de florestas plantadas em Mato Grosso do Sul, monitora a atividade de fauna e flora regularmente, o que já possibilitou flagras anteriores, como de tatus-canastras e onças-pardas, entre diversos outros animais. Ainda mais curioso e relevante é o fato de o registro ter ocorrido numa área de plantios florestais, o que ressalta a importância do bom manejo para a permanência de espécies ameaçadas”, ressalta Lima.

Além disso, a Eldorado mantém o Programa Você e o Bicho, que incentiva o registro voluntário dos animais silvestres avistados nas áreas de atuação da empresa, feito por colaboradores, contribuindo para o conhecimento da fauna existente e promovendo a conscientização por meio da educação ambiental.

“ Todo material recolhido passa a compor um banco de dados que nos permite avaliar e conservar a população de espécies existentes em nossa região”, afirma Fábio de Paula, gerente de Sustentabilidade da Eldorado Brasil Celulose.

Sobre o cachorro-vinagre

Os cachorros-vinagre são animais sociáveis e vivem em grupo de 2 até 6 indivíduos, sendo que os adultos têm pelo longo castanho-amarelado. Já os mais jovens, têm pelo preto sobre todo o corpo. Os adultos têm comprimento entre 57 e 75 centímetros e pesam, em média, de 5 a 8 quilos. Suas pernas são curtas, assim como o focinho. As orelhas são relativamente pequenas, e o animal conta com garras afiadas, maiores do que as de cães domésticos do mesmo porte.

O animal é, em geral, carnívoro e caça, na maior parte das vezes, tatus e grandes roedores, como pacas e cutias. Também se alimenta de ratos, coelhos, gambás, quatis, lagartos teiús, cobras e aves terrestres. Caça em grupos pequenos e médios, sendo essa uma estratégia vantajosa, já que se trata de um animal pequeno.

Ao caçar em bandos, consegue matar presas maiores, como capivaras, emas, veados e catetos, empregando uma variedade de estratégias de caça cooperativa. Além disso, o cachorro-vinagre ataca as pernas de animais grandes até derrubá-los e consegue perseguir suas presas mesmo em águas profundas.