Nacional

Estado de SP domina o top 10 de ranking de cidades sustentáveis

Municípios com ligação com o agronegócio aparecem em destaque na lista

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades foi divulgado na última sexta-feira (8). Com o propósito de “estimular o cumprimento da Agenda 2030” e ajudar os mais diferentes locais do país a buscarem mecanismos rumo ao desenvolvimento sustentável, a iniciativa fez a classificação de todos os 5.570 municípios brasileiros e acabou por destacar o estado de São Paulo, maior economia do país e forte pilar para o agronegócio. Das 25 primeiras posições, 23 são paulistas — com um detalhe: o top 10 é integralmente formado por representantes de SP.

Para formulação do ranking, os responsáveis pelo índice levaram em consideração 17 tópicos destacados pela ONU em seu documento sobre “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS). Entre os itens avaliados estão pontos ligados direta ou indiretamente ao agronegócio, como “fome zero e agricultura familiar”, “água limpa e saneamento”, “energia limpa e acessível”, “vida na água” e “proteger a vida terrestre”.

Com todos os 17 pontos do ODS avaliados, a cidade brasileira que ganhou o título de mais desenvolvida em termos sustentáveis foi São Caetano do Sul. Apesar de fazer parte da Região Metropolitana de São Paulo, precisamente na divisão conhecida como Grande ABC Paulista, o município investe em ações voltadas à agricultura. Em maio deste ano, por exemplo, a Escola Municipal de Ecologia realizou curso de horta para pequenos espaços.

Depois de São Caetano do Sul, 12 cidades do interior paulista aparecem nas posições seguintes do ranking. Japaraíba, em Minas Gerais, na décima quarta posição, é a mais bem colocada de fora do estado de São Paulo no índice. Entre as 25 primeiras, outro município mineiro surge entre os paulistas: Itajubá, com a 19ª colocação.

Cidades sustentáveis e forte no agronegócio

Famosa pelas vinícolas, Jundiaí é a segunda colocada no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades. “Vida na água” e “energia limpa e acessível” foram os itens mais bem avaliados na cidade. Os mesmos pontos ajudaram a colocar Valinhos na terceira posição. Em geral, no top 10 da lista, o indicador “fome zero e agricultura sustentável” aparecem como “baixo” ou “muito baixo”.

Top 10 de cidades sustentáveis do Brasil

Confira, abaixo, a relação dos dez municípios que lideram o ranking de desenvolvimento sustentável no país.

  1. São Caetano;
  2. Jundiaí;
  3. Valinhos;
  4. Saltinho;
  5. Taguaí;
  6. Vinhedo;
  7. Cerquilho;
  8. Sertãozinho;
  9. Limeira;
  10. Borá.

A lista completa — com os 5.570 municípios brasileiros — está disponível no site da equipe responsável pela formulação do ranking.