Nacional

Lula decreta intervenção federal em Brasília

Ação do presidente na área de Segurança Pública do DF decorre após a invasão de manifestantes ao Congresso Nacional, ao Senado e ao STF neste domingo

Lula Decreto Intervenção Federal
Presidente Lula lê decreto sobre intervenção em Brasília. Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção federal na área de Segurança Pública do Distrito Federal até o dia 31 de janeiro. A ação decorre após manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadirem o prédio do Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) neste domingo (8).

Lula taxou o movimento de barbárie. “Pessoas que chamamos de fascistas invadiram as sedes do governo. São verdadeiros vândalos”.

De acordo com o presidente, houve falta de segurança em Brasília. “Todas as pessoas [envolvidas na invasão antidemocrática] serão encontradas e punidas. A democracia garante o direito de liberdade, livre expressão, mas também exige respeito às instituições”, declarou.

Conforme Lula, os manifestantes envolvidos nos atos são o que podem ser chamados de “nazistas fanáticos”, que fizeram “o que nunca antes foi feito nesse país”, afirmou.

O presidente também anunciou que serão feitas investigações para descobrir quem são os financiadores dos vândalos que foram à capital federal invadir as sedes dos Poderes.

Leia o decreto de Lula