Agricultura

'Made in roça': família Bragato bomba nas redes mostrando dia a dia na propriedade

Com um número de seguidores perto de 650 mil, o sucesso dos vídeos veio de maneira inesperada para a família

O que o agricultor quer para o Brasil de hoje?”, pergunta Guilherme Bragato, filho de Altair Bragato, produtor rural de Sabáudia (PR) em um vídeo para o TikTok.

Quero que acabe com a cigarrinha do milho, que venha uma boa colheita de soja, sem seca, sem nada“, responde o pai.

Em vídeos como esse, a família Bragato mostra de maneira bem humorada o dia a dia em sua propriedade rural do Paraná, onde produzem grãos.

bragato
Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O começo

A conta no TikTok começou assim que o aplicativo surgiu, em 2014. Tudo foi ideia da filha, Bruna Bragato, que é quem administra a página no aplicativo (Blu Bragato 21).

“Comecei a gravar vídeos aleatórios do dia dia da propriedade. O pessoal começou a gostar, então fui gravando mais do nosso cotidiano, fazendo nossos trabalhos ou acontecimentos do dia dia da roça”, disse Bruna.

Bruna diz que ama gravar conteúdos sobre o agro, principalmente relacionado a maquinários agrícolas, já que a família tem um Instagram só relacionado aos equipamentos.

“Meu pai desde pequeno trabalha na roça. Quando se casou com minha mãe, começou no ramo de fazer prestação de serviço em maquinários agrícolas e arrendamento de sítio. Isso desde 1988. Assim,  ele começou a crescer profissionalmente e se tornou quem é hoje. Meus pais começaram do zero, com trabalho duro”, conta Bruna.

Porém, um evento acabou abalando a família, principalmente o pai, Altair.  A morte da filha do meio pela Covid-19, deixou toda a família em choque, principalmente pela forma que aconteceu. Bruna então achou nos vídeos gravados no TikTok uma maneira de alegrar Altair, que, segundo ela, sempre foi uma pessoa muito bem humorada.

“Depois da morte dela eu intensifiquei meus vídeos no TikTok com a presença do meu pai, pois foi um meio que achei de fazer ele sair daquele estado”, conta a filha.

O sucesso da família Bragato

Hoje com quase 650 mil seguidores no TikTok, os vídeos da família viraram um grande sucesso. Principalmente entre os agricultores presentes no aplicativo, que gostam da maneira simples e bem humorada com que é gravada as situações na propriedade rural.

Em mais um dos vídeos, Altair mostra que não está sentindo frio, mesmo com o tempo gelado. O motivo é para que as geadas não pudessem estragar as plantações de milho da propriedade.

“Acho que os vídeos deram certo principalmente porque usamos coisas do nosso dia a dia, do trabalho, não fazemos nada forçado e tudo de forma muito bem humorada, de maneira que o produtor se identifique conosco”, afirma Bruna sobre o porquê do sucesso nas redes sociais.

agroinfluencer, Blu Bragato, Bruna
Foto: Reprodução/Youtube

Vídeos do agro com bom humor

Bruna ainda diz que nunca esperou o sucesso que anda tendo e que permanece fazendo conteúdo apenas por diversão. A garota ainda acredita que faltam conteúdos ligados ao agro na rede social, principalmente bem-humorados.

“Realmente acho que falta conteúdo desse tipo no TikTok. O pessoal está com um padrão muito baixo em questão de comédia e por isso creio que se houvesse mais dessas brincadeiras familiares, um humor mais leve, seria melhor.”

Por fim, a família Bragato comenta que não tem grandes planos mais para frente e que pretende continuar usando as redes para postar os vídeos e “alegrar os seguidores”.

*Sob supervisão de Luis Roberto de Toledo