Nacional

Mais de 33 milhões de brasileiros passam fome no Brasil, diz estudo

A pesquisa revela que 58,7% da população vivem com insegurança alimentar, equivalente ao patamar da década de 1990

Uma pesquisa, realizada pelo Instituto Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), e divulgada nesta quarta-feira (8), aponta que 33 milhões de pessoas estão passando fome no Brasil.

A pesquisa revela que 58,7% da população vivem com insegurança alimentar, equivalente ao patamar da década de 1990.

O estudo aconteceu entre novembro de 2021 e abril de 2022, a partir de entrevistas feitas em 12.745 domicílios, distribuídos em áreas urbanas e rurais de 577 municípios das 27 unidades da federação – 26 estados mais o Distrito Federal.

A metodologia da pesquisa considerou a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia), a mesma utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para mapear a fome no país.

A pesquisa anterior, divulgada em 2020, revelava que a fome tinha voltado a um patamar equivalente ao de 2004. De acordo com a Rede Penssan, o quadro atual é mais do que efeitos da crise sanitária da Covid-19, as restrições de acesso à alimentação expõem uma realidade preocupante de deterioração socioeconômica e profundas desigualdades na sociedade brasileira, anterior à pandemia e agravado por ela.

Atualmente, apenas 4 entre 10 lares estão em condição de segurança alimentar. Os 6 restantes variam em uma escala entre os que permanecem preocupados com a possibilidade de não conseguirem alimentos no futuro e os que já estão passando fome. No total, são 125,2 milhões de brasileiros com insegurança alimentar, aumento de 7,2% em relação a 2020 e de 60% em comparação com 2018.