Em MS, 24 cidades decretam situação de emergência por causa das chuvas

Nível do Rio Aquidauana está seis metros acima do nível normal. Rios Miranda e Taquari também preocupam as autoridades locais

Por causa das chuvas que atingem Mato Grosso do Sul, 24 cidades do estado decretaram situação de emergência, etre elas, a capital, Campo Grande. A cheia nos rios Aquidauana, Miranda e Taquari preocupa as autoridades locais, sendo que o primeiro já afetou 88 pessoas, que tiveram que deixar suas casas.

As cidades em situação de emergência são: Tacurú, Naviraí, Itaquiraí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó e Juti, além de Novo Horizonte do Sul, Japorã, Eldorado, Deodápolis, Mundo Novo, Bela Vista, Laguna Caarapã, Jardim, Vicentina, Taquarussu, Guia Lopes da Laguna, Dois Irmãos do Buriti e Campo Grande.

Segundo informações do governo do estado, o Rio Aquidauana chegou a 8,91 metros, cerca de seis metros a mais que o nível normal. O Rio Taquari está quase um metro acima do nível de emergência, e o Rio Miranda chegou a 6,95 metros, ultrapassando o nível de alerta de 6,58 metros.

No município de Taquarussu, famílias ficaram isoladas, sem comida e água no início da semana. O acesso à área rural chegou a ficar isolado, sem acesso por terra. A Defesa Civil do estado vai entregar 100 cestas básicas, 100 kits higiene, 100 kits limpeza e 100 caixas de água potável aos afetados. A prefeitura também fará entrega de mantimentos na região.

Paraná

O estado do Paraná também tem recebido grande volume de chuvas desde o último sábado, dia 9, que provocaram a interrupção total ou parcial de pelo menos 23 rodovias. A cidade de Londrina teve está de emergência decretado.

As áreas mais atingidas pelas chuvas foram o norte e o noroeste do estado, onde caíram 340 milímetros de chuva nas últimas 48 horas, mais do que a média histórica para todo o mês de janeiro, de 212 milímetros.

Em informativo atualizado às 18h desta quarta, dia 13, a Defesa Civil do Paraná afirma que mais de 16 mil pessoas foram afetadas, em 42 municípios, das quais cerca de 2 mil foram obrigadas a deixar suas casas, e maioria permanece desalojada ou desabrigada. O motorista de um caminhão que foi arrastado pela enxurrada no município de Rolândia está desaparecido.