Entenda a falta de crédito rural e suas consequências para o agronegócio

Canal Rural recebeu dezenas de relatos de produtores rurais com dificuldades em conseguir financiamentos do Plano SafraO momento delicado da economia brasileira também atinge os investimentos no agronegócio brasileiro, mais especificamente os produtores rurais que dependem das linhas de financiamento agrícola. 

Fonte: Marcos Santos/USP Imagens

Na última semana, a equipe de interatividade do Canal Rural recebeu relatos de sete Estados sobre a falta de dinheiro para o crédito rural. Pequenos e médios produtores de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Santa Catarina e Pará reclamam da falta de dinheiro nas linhas do crédito rural para custeio da safra, investimentos em máquinas e até dinheiro para agricultura familiar. 

Crédito para projetos que antes eram disponibilizados com facilidade, hoje enfrentam atrasos acima da média, segundo as reclamações. Diante disso, o jornalismo do Canal Rural repercutiu e cobrou explicações dos órgãos públicos sobre essa situação. 

Confira cinco destaques desta semana:

1) Produtores relataram dificuldade em acessar recursos do Plano Safra:  Produtores rurais de diversas regiões do Brasil reclamam da falta de liberação de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), destinado a ajudar pequenos produtores com custeio, investimentos e integralização de cotas-partes nas cooperativas de produção. Saiba mais.

2) Problema que perdura décadas, diz Kátia Abreu: Em relação às reclamações de produtores sobre a falta de crédito para subsidiar a produção da próxima safra, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, afirmou que se trata de um problema recorrente, “perduram por décadas sempre a reclamação dos produtores com relação à agilidade da liberação de recurso agrícola”. Ela informou que o governo sugeriu aos bancos oferecer um crédito rotativo aos agricultores e pecuaristas que mantém, por anos consecutivos, a mesma atividade e não são inadimplentes. Saiba mais.

3) Febraban afirma que pode faltar dinheiro para custeio da safra: O diretor da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Ademiro Vian, afirmou ao Mercado e Companhia dessa quinta, dia 19, que há risco de faltar recursos de crédito rural para o custeio da safra 2015/2016. Vian participou de uma reunião com o Banco Central e o Ministério da Fazenda, onde afirmou a preocupação com a queda “bastante acentuada” dos depósitos à vista, que são a origem de parte do dinheiro do crédito rural. Saiba mais.

4) Crise econômica já atinge crédito rural: A dificuldade dos produtores em acessar créditos rurais é vista pelo governo federal como um problema crônico. A situação piorou nos últimos meses e a explicação pode estar na alta do dólar e na crise econômica enfrentada pelo país. Um levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) aponta que há uma redução de 7,4% na aplicação de recursos do Plano Safra vigente, para custeio e comercialização, em comparação com o mesmo período do ano passado. Saiba mais.

5) Ajustes fiscais prejudicam venda de máquinas para cafeicultura: O cenário macroeconômico e político adverso do país está influenciando negativamente nas vendas de máquinas para cafeicultura neste início do ano. A mineira SWZ Máquinas, com sede em São Sebastião do Paraíso, no sul de Minas, estima que somente nesses primeiros meses de 2015, as vendas são 30% menores do que no mesmo período do ano passado. Saiba mais.