Opinião

Alexandre Garcia: PT quer taxar exportações, o que acabou com agro da Argentina

Jornalista também afirmou que é preciso fazer investigação sobre aumento de preço de fertilizantes e outros insumo: “Está cheirando a cartel”

O jornalista Alexandre Garcia comentou um projeto de lei, proposto pelo Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara, que quer taxar exportações de alimentos quando os estoques públicos estiverem baixos ou houver risco no abastecimento do mercado interno. “Eles estão querendo aplicar aqui o veneno, suposto remédio, que foi aplicado na Argentina; e que acabou com o agro na Argentina, a pretexto de garantir o mercado interno”, afirma.

O projeto sustenta que há uma contradição no Brasil, que exporta grandes volumes de alimentos, mas vive situações em que há insuficiência de alguns produtos. “O projeto de lei proposto por 14 deputados do PT, de taxar as exportações de milho, de soja, de arroz, de carne, sob o pretexto de garantir o [abastecimento do] mercado interno […] é uma interferência no mercado, é isso o que eles querem. É preciso ficar atento, não cair nessa”, diz o jornalista.

Alexandre Garcia também comentou a intenção da Comissão de Agricultura da Câmara de fazer uma investigação para saber se está havendo especulação no preço de fertilizantes e outros insumos, aproveitando-se da guerra na Ucrânia. “O presidente Bolsonaro garantiu o fornecimento de fertilizantes com o presidente Putin. Os navios estão chegando e, pelo menos no médio prazo, essa questão está resolvida”, diz.

Segundo ele, os preços não subiram porque a oferta caiu. “[Isso] Está cheirando a cartel, como acontece de vez em quando com o preço com o preço dos combustíveis. Então, é bom que se investigue e que ponham as barbas de molho desse pessoal que está se aproveitando de incertezas do mercado para aumentar o preço desses insumos”, afirma Garcia.