Diversos

Paraná começa o plantio da safra de soja 2021/2022

O plantio da primeira safra de milho da temporada 2021/22 chegou a 16% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, segundo a AgRural

A semana passada foi marcada por pancadas de chuva pontuais em áreas de soja de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Embora os volumes ainda sejam pequenos e mais umidade seja necessária para o início da safra 2021/22, as precipitações registradas desde o fim de agosto são melhores que as observadas no mesmo período do ano passado e têm animado os produtores às vésperas do fim do vazio sanitário.

Por isso, já há registro pontual de plantio em alguns talhões do oeste e do sudoeste do Paraná que receberam volumes de chuva mais expressivos nos últimos dias.

soja O sistema de plantio direto na palha apresenta benefícios econômicos e ambientais quando comparado ao preparo convencional
Foto: Luiz henrique Magnante

A expectativa é de que o plantio também comece pontualmente nesta semana em áreas isoladas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Mas, com temperaturas máximas muito altas e pouca chuva nos mapas de previsão, a maioria dos produtores tende a esperar melhores níveis de umidade no solo para dar impulso à semeadura, inclusive no Paraná. As informações são da AgRural.

Milho

Segundo o mesmo levantamento, o plantio da primeira safra de milho da temporada 2021/22, o milho verão, chegou na quinta-feira a 16% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil. Uma semana antes, 10% da área estava semeada. Um ano atrás, o plantio cobria 20% da área.

A semana foi marcada por uma nova rodada de chuvas em boa parte da região Sul, que acabou deixando o plantio do cereal um pouco mais lento, principalmente no Rio Grande do Sul, onde os volumes foram mais expressivos. Por outro lado, a boa umidade garante, por ora, boas condições de germinação nos três estados da região, mesmo com volumes menores tendo sido registrados em Santa Catarina e no Paraná.