Diversos

Paraná consegue se adiantar e colheita da soja chega a 88%

Segundo levantamento do Deral, na mesma época do ano passado o estado havia recolhido 85% da área plantada. Apenas 1 região terminou a colheita!

A colheita das lavouras de soja do Paraná atinge 88% da área de 5,5 milhões de hectares, segundo levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura do Estado. Isso significa que o ritmo de colheita já supera o registrado no mesmo período do ano passado, quando haviam colhido 85% da área.

O levantamento da entidade mostra que 9% das lavouras estão em frutificação e 91% em maturação. As lavouras se dividem em: 82% em condições boas, 17% regulares e 1% ruins (1%).

Para o Deral a produção da safra de soja em 2020/2021 pode chegar a 20,088 milhões de toneladas, contra 20,783 milhões de toneladas da safra anterior, com uma queda de 3%.

A produtividade média foi estimada em 3.599 quilos por hectare, abaixo dos 3.794 quilos registrados na última safra.

Por regiões

Toledo foi o primeiro núcleo regional a concluir os trabalhos de colheita. Outras quatro regiões estão com 99% e devem terminar ainda nesta semana: Campo Mourão, Cascavel, Francisco Beltrão e Maringá.

Outras duas regiões estão com 98% da área de soja colhida: Umuarama e Paranavaí.

As regiões que menos colheram até o momento são: Irati, com 45% da área colhida, Curitiba, com 48% e União da Vitória, com 50% da área recolhida.

SOJA COLHEITA ÁREA

Leia mais notícias sobre soja