Pecuária

Alexandre Garcia: Passado o ‘susto da vaca louca’, mercado de carnes fica favorável ao Brasil

Comentarista comemora acordo de exportação para o México e analisa que vendas também estarão aquecidas principalmente nos países asiáticos

Passado o “susto da vaca louca”, com a comprovação de que o caso ocorrido no Pará no fim do mês passado não era contagioso, o comentarista Alexandre Garcia afirma que “o mundo voltou ao normal” para o setor exportador de carne brasileiro. E com grandes expectativas.

Segundo ele, os países que ficaram com um pé atrás sobre a qualidade do produto brasileiro irão logo voltar a comprar do Brasil, que, inclusive, está ampliando seus mercados. “Fechou-se uma negociação de 12 anos com a habilitação de 34 frigoríficos brasileiros para exportar carne [bovina] para o México, que já comprava e está ampliando as compras de carne suína, assim como a Indonésia”, diz.

Com tudo isso, Garcia afirma que as previsões para este ano são as de que o mercado de carnes vai estar aquecido, principalmente nos países asiáticos.

“Os estoques diminuíram e o mercado vai ficar favorável à carne brasileira. O Brasil tem o maior rebanho do mundo, é o maior exportador também, isso porque exportamos apenas uma quarta parte daquilo que produzimos aqui”, complementa.

Agora, segundo Alexandre Garcia, é preciso estar de olho em outras questões. “A segurança jurídica da propriedade, os tributos, o crédito e o tamanho dos juros. Por isso, é importante ficar de olho nas questões políticas do Congresso Nacional”, afirma.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.