Pecuária

Argentina reforça fronteira para evitar entrada da gripe aviária

Até o momento, o país sul-americano não registra a presença da doença

O vice-presidente do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa), Rodolfo Acerbi, especificou algumas das medidas de biossegurança no país para evitar a entrada da gripe aviária, dentre elas o reforço nas fronteiras. As ações foram destacas em reunião realizada nesta semana.

+ Reunião do Mercosul expõe tensões internas entre representantes do bloco

“Estamos trabalhando para reforçar a fronteira norte com Paraguai e Uruguai, na conscientização da população, na vigilância epidemiológica, na detecção precoce, na articulação com as províncias e em transmitir uma mensagem unificada a nível nacional procurando evitar a entrada da doença no país”, afirmou Acerbi.

A declaração do executivo da Senasa foi feita em reunião realizada online com autoridades provinciais de agricultura e pecuária de organismos públicos e privados vinculados à cadeia avícola, informou a agência em comunicado.

Sem casos de gripe aviária na Argentina

gripe aviária
Foto: Agência Brasil

Até o momento, a Argentina não registra a presença da gripe aviária. Ainda assim, o país mantém alerta sanitário preventivo por causa da notificação de casos na América do Norte e em países vizinhos como Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Nesse sentido, a agência também pretende se reunir ainda com representantes dos parques nacionais e fauna silvestre.

Durante o encontro, Acerbi também pediu que os participantes estejam atentos à detecção precoce da doença e, se necessário, que façam a notificação de casos suspeitos o maior rápido possível.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.