Pecuária

Argentina suspende exportação de aves após confirmar gripe aviária na indústria

Segundo o governo argentino, os frigoríficos que exportam seus produtos poderão comercializá-los no mercado interno

A Argentina confirmou o primeiro caso positivo de gripe aviária em uma granja comercial.

De acordo com o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa), o caso foi registrado na província de Río Negro.

Com o caso, a Argentina perde temporariamente o estatuto de livre da doença e, consequentemente, autosuspendeu a exportação da proteína.

Segundo a Senasa, embora essa notícia possa ser preocupante, é importante destacar que a produção de aves para consumo interno continua normalmente, já que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos.

Além disso, os frigoríficos que exportam seus produtos poderão comercializá-los no mercado interno.

Para evitar a disseminação da doença em outros estabelecimentos de aves, o Senasa implementou as medidas de contenção apropriadas, conforme estabelecido no Manual de Contingência de Influenza Aviária. Além disso, seguindo os protocolos internacionais, as autoridades do Senasa comunicarão oficialmente a novidade à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

As autoridades, profissionais e técnicos do Senasa estão trabalhando para restabelecer rapidamente o estatuto de país livre da doença e reiniciar as exportações de produtos aviários.

Até o momento, 25 casos foram confirmados, distribuídos nas seguintes províncias: 13 em Córdoba, 4 em Buenos Aires, 2 em Rio Negro, 2 em Santa Fe, 1 em Jujuy, 1 em Neuquén, 1 em San Luis e 1 em Salta.

Os produtos avícolas geram exportações para a Argentina avaliadas em pouco mais de 350 milhões de dólares por ano.