Aves e Suínos

Tragédia: calor excessivo matou mais de 1 milhão de aves em Bastos (SP)

Sindicato Rural do município prevê que os mercados de ovos e de carne de frango devem começar a refletir essa retração na oferta em alguns meses

Frango morto calor
Aves morreram por causa do calor acima de 40 ºC na região. Foto: Sérgio Kakimoto/Arquivo Pessoal

A onda de calor que atingiu o Brasil central no início da semana causou a morte de mais de 1 milhão de aves do plantel de Bastos (SP), município com maior produção de ovos do Brasil. De acordo com o presidente do Sindicato Rural da região, Katsuhide Maki, a estimativa é que os criadores tenham perdido 3% do total de 34 milhões de cabeças.

Segundo Maki, produtores ainda avaliam as perdas. Isso porque, mesmo que alguns animais tenham sobrevivido, eles podem ter sido afetados de outra forma, fazendo com que a produtividade seja menor. Ele disse que os mercados de ovos e de carne de frango devem começar a refletir essa retração na oferta em alguns meses.

Maki comentou, ainda, que o clima quente foi mais prejudicial aos granjeiros que possuem menos tecnologia e chamou atenção para a necessidade de modernizar os alojamentos.

Na quinta-feira, o presidente do sindicato disse que começou a chover na região durante a manhã, mas que no início da tarde as temperaturas voltaram a subir.