EVITAR DISSEMINAÇÃO

Gripe aviária: Agricultura, Meio Ambiente e Saúde discutem ações conjuntas de combate

Ministro Carlos Fávaro destacou que Brasil é reconhecido pela qualidade do seu sistema de defesa agropecuária

Os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e da Saúde, Nísia Trindade discutiram a realização de ações conjuntas para evitar a disseminação no Brasil da influenza aviária de alta patogenicidade (IAPP), a gripe aviária, nesta sexta-feira (26).

Em reunião no Ministério da Saúde, eles falaram sobre a organização dos Centros de Operação de Emergência nas três pastas para a realização de medidas de enfrentamento à doença, registrada pela primeira vez no país em aves silvestres em maio deste ano.

Segurança para enfrentar gripe aviária

Fávaro destacou que o Brasil é reconhecido pela qualidade do seu sistema de defesa agropecuária e que o trabalho conjunto com outras pastas vai garantir a segurança no enfrentamento à gripe aviária.

“A unificação de padronização de procedimentos vai nos dar mais segurança no enfrentamento a essa crise sanitária, para que o Brasil saia dela sem nenhum maior risco comercial, nem da saúde humana para que possamos ter tranquilidade e continuar com o status de país livre de gripe aviária”, disse o ministro da Agricultura.

O Secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Carlos Goulart, também participou da reunião e reforçou a importância de ações conjuntas para organizar a operação na estratégia de combate à influenza aviária.

“Até o momento seguimos somente com detecção em aves silvestres e é chave neste momento a capacidade de detectar rapidamente e conter os focos de aves silvestres, o que inclui uma ação intergovernamental entre estados e federação muito forte”, disse.

Estado de emergência

Na última segunda-feira (22), Fávaro declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional, em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade em aves silvestres no Brasil.

A doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos. As infecções humanas pelo vírus da gripe aviária podem ser adquiridas, principalmente, por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas). Por isso, a população deve evitar o contato com esses animais.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.