Boi

Boi gordo: feriado na próxima semana deve sustentar preços, diz Scot

Empresa afirma que há necessidade das indústrias em garantir mercadoria, visto o menor prazo para trabalhar as escalas de abate; além disso, entrada dos salários poderia favorecer a demanda

rebanho bovino, arroba do boi gordo, pecuária, boi
Foto: Lenito Abreu/Governo do Tocantins

O mercado do boi gordo nesta quinta-feira, 23, apresentou lentidão, com poucos negócios realizados. De acordo com a Scot Consultoria, de olho no desempenho do consumo interno de carne bovina, afetado pelo novo coronvírus, a maior parte das indústrias mantém posição conservadora. “Compra-se pouco e vende-se pouco”, diz a empresa.

No entanto, com o feriado do Dia do Trabalhador, na próxima semana, a expectativa é de preços mais sustentados para o boi gordo devido à necessidade das indústrias em garantir mercadoria, visto o menor prazo para trabalhar as escalas de abate.

Varejo

Aos poucos e já com alguma flexibilização em algumas cidades e estados, a quarentena vai sendo amenizada e a circulação das pessoas volta a acontecer de forma controlada. Com esse aumento da circulação, a venda de carne bovina deveria também melhorar, mas o período de final do mês e o poder de compra da população está menor.

No varejo, em São Paulo, houve queda de 0,3% no preço médio da carne bovina na última semana, considerando a média dos cortes pesquisados pela Scot Consultoria. No Paraná, o recuo foi de 0,6% e em Minas Gerais os preços se mantiveram estáveis. A única alta foi vista no Rio de Janeiro, de 0,6%, na comparação semanal.

Porém, esse cenário pode mudar, já que a Scot espera um maior volume de vendas na primeira semana de maio.