Boi

Carnes: Tereza Cristina garante que prioridade é abastecer mercado interno

Segundo a ministra da agricultura, apesar da importância das exportações, o país irá piorizar a oferta para os consumidores brasileiros

carne bovina, boi gordo
Foto: Governo de Rondônia

A abertura de mercado externo, segundo a ministra, permite o equilíbrio dos preços e também contribui para a melhoria da qualidade da produção nacional. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina afirmou na sexta-feira, 13, que a prioridade do setor agropecuário é abastecer o mercado brasileiro e depois atender a demanda externa.

“Nosso mercado é sempre muito importante, a segurança que a gente tem que dar para nossa sociedade, para os brasileiros”, diz. “Temos um mercado interno grande, um mercado interno robusto.”.

A abertura de mercado externo, segundo a ministra, além de permitir o equilíbrio dos preços, também contribui para a melhoria da qualidade da produção nacional.

“Então, é sempre muito boa essa possibilidade. A medida que você abre novos mercados, você também sobe a régua da qualidade. Por isso que é importante a gente ver aqui a qualidade”, comenta a ministra, citando a possibilidade de exportação de lácteos para a China.

Na tarde de sexta-feira a ministra participou da inauguração do Complexo Avícola da Dália Alimentos, na comunidade de Palmas, em Arroio do Meio (RS). O frigorífico tem capacidade inicial de abate para 55 mil aves por dia, fábrica de farinhas de origem animal e fábrica de rações. O investimento foi de R$ 96 milhões e o início do abate está agendado para o dia 27 de janeiro de 2020.