Boi

RS: Brigada Militar apreende 31 bovinos contrabandeados da Argentina

Animais atravessavam a nado rumo à cidade de Porto Mauá com ajuda de uma pequena embarcação; proprietário pode ser multado em mais de R$ 250 mil

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul, em parceria com fiscais agropecuários da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), apreendeu 31 bovinos contrabandeados da Argentina, no fim da semana passada.

Bovinos dentro de caminhão de transporte vistos de cima
Foto: Seapdr

De acordo com a secretaria, durante atividade de vigilância na fronteira, a Brigada Militar flagrou o descaminho de bovinos da Argentina para a cidade de Porto Mauá, na fronteira. Os animais eram atravessados a nado com o auxílio de uma pequena embarcação.

Foi solicitado apoio à Supervisão Regional de Santa Rosa, da Secretaria da Agricultura, e uma equipe se deslocou até a propriedade rural, onde foi constatado o crime. Alguns animais ainda estavam com os botons de rastreamento individual do país vizinho.

Os animais foram apreendidos e encaminhados para abate sanitário na sexta-feira, 6, por conta do risco sanitário. O Rio Grande do Sul é um estado livre de febre aftosa sem vacinação. Já a Argentina é livre de febre aftosa com vacinação, por isso, o trânsito de animais daquele país para o território gaúcho não é permitido.

A multa para os proprietários pelo ingresso ilegal de animais no estado é de aproximadamente R$ 265 mil. Os donos tem o direito de recorrer.

“Ações de combate ao contrabando de animais como essa são de fundamental importância para a manutenção da sanidade agropecuária do estado. Foi uma atividade exemplar de parceria da Brigada Militar com o Departamento de Defesa Agropecuária da Seapdr’, destaca Francisco Lopes, coordenador do Programa Sentinela da secretaria.